FLORIANÓPOLIS FORA DA COPA
Como já era de se esperar Florianópolis não conquistou uma das vagas para ser sede da Copa do Mundo de 2014. A cidade perde com isso, mas pode levar como lição o fato de que um projeto grandioso como este não pode ser tratado apenas como um mero negócio. Sediar a Copa do Mundo é uma coisa muito mais ampla e muito mais abrangente. O povo da cidade, os amantes do futebol, independentemente do time para o qual torcem deveriam ter sido mais envolvidos com o projeto. Para quem via de fora parecia que apenas o Figueirense era o dono da idéia e do planejamento. E não deveria ser assim. O estado de Santa Catarina seria beneficiado de um modo geral. Passou-nos a nítida impressão de que apenas uma parte da cidade seria beneficiada com a escolha da FIFA.
domingo, 31 de maio de 2009
O SONHO ACABOU
sábado, 30 de maio de 2009
SILAS: A BOLA DA VEZ !
Silas disse NÃO ao Sport Club de Recife. Disse não porque é um homem de palavra, porque tem um planejamento e, talvez, porque ainda não seja a hora.
Mas vamos combinar uma coisa... Não vai ser nada fácil segurar o comandante. A cada proposta que chega, o valor oferecido aumenta. Vai chegar o momento em que a proposta será IRRECUSÁVEL e não haverá como segurá-lo. Tomara que este momento demore, que seja somente no final do Brasileirão, mas uma hora este momento vai chegar. Estejamos preparados !
E Silas fez por merecer. Apenas iniciando uma carreira vitoriosa como treinador este rapaz vai longe. Toda a imprensa tupiniquim exalta as qualidades do trabalho de Silas. Muitos o apontam como o treinador mais promissor da nova geração. Eu também vejo assim e, inclusive, admito a possibilidade - em um futuro próximo - de que ele comece a ser cogitado para treinar a Seleção Brasileira. Para que isso aconteça basta ele fazer um trabalho igualmente consistente em um clube maior, como o São Paulo, o Flamengo ou o Internacional.
Pelo que fez no Avaí Silas estará sempre na galeria de nossos ídolos eternos.
Desta vez ele fica, MAS ATÉ QUANDO ???
quinta-feira, 28 de maio de 2009
EXTRA ! EXTRA! EXTRA!
O Blog Sou Avaí orgulhosamente registra a marca de 50.000 acessos, depois de pouco mais de 1 ano de existência e graças à grande corrente AZURRA do entretenimento. Agradeço a todos os blogueiros avaianos que, com certeza, são os leitores mais assíduos deste humilde espaço.
Não dá pra esquecer neste momento do apoio incondicional que sempre foi dado - desde o início - pelo blogueiro que sempre me incentivou (e que incentivou a todos nós) a continuar interagindo na Rede: o nosso saudoso Tullo Cavallazi.
VALEU MAESTRO
DOMINGO NO BEIRA-RIO...
Domingo haverá mais um grande teste para o Avaí.
Com a possível volta de Marquinhos temos tudo para fazer uma grande apresentação.
É hora do "biquinho". É hora da primeira vitória do time azurra na série A.
Com Guiñazu ou sem Guiñazu, com Nilmar ou sem Nilmar, com D'Alessandro ou sem D'Alessandro, tenho certeza que os torcedores avaianos irão presenciar uma partida equilibrada.
Será a confirmação da nossa boa fase. Assim como foi contra o Flamengo podemos esperar uma partida repleta de emoções. Vai pra cima deles, Leão !
segunda-feira, 25 de maio de 2009
AVAÍ 2 X 2 CORITIBA
Uma pena! Mas empatamos de novo por 2 a 2 , quando poderíamos ter ganho.
Apesar do resultado o Avaí mostrou consistência no elenco, pois os reservas estão mostrando que têm condições de suprir as ausências de Marquinhos e Léo Gago.
Nem vou comentar muito o jogo. Só quero colocar dois destaques sobre a partida: um positivo e um negativo.
O POSITIVO
A grande atuação de Muriqui e Evando. Jogaram MUITO. Muriqui sempre partindo com objetividade para cima da defesa adversária e Evando um genial inventor de hábeis jogadas. Nos dois gols marcados pelo Avaí apareceu a criatividade do Iluminado. Pena que no final da partida ele perdeu o gol que poderia ser o gol da vitória. Mas só perde quem arrisca.
O NEGATIVO
A péssima arbitragem do patético Marcelo de Lima Henrique. Este elemento ou tem problema de visão ou é MUITO ruim mesmo. Que é isso? Aquele bola tirada com a mão pelo zagueiro do Coritiba não foi pênalti? VERGONHA. Além disso os jogadores do Coxa deitaram e rolaram em cima do péssimo juiz e nenhum foi expulso. Geladeira é pouco para este indivíduo.
domingo, 24 de maio de 2009
NOTÍCIAS DO PRÓXIMO ADVERSÁRIO
Parece que o Coxa vem mesmo com um time misto. A prioridade do time paranaense é a Copa do Brasil, onde já está entre os quatro melhores. Na próxima partida por esta competição enfrentará o fortíssimo Internacional de Porto Alegre, que já é apontado como favorito para mais esta conquista.
No Campeonato Brasileiro da série A o Coritiba sofreu duas derrotas em dois jogos. Por isso mesmo não devemos nos iludir. E o experiente Silas sabe que não deve relaxar pensando em facilidades. Pelo contrário, muita seriedade e determinação mesmo porque nós também iremos jogar desfalcados: Marquinhos e Léo Gago e, ainda, Odair não participarão da partida.
O Coritiba deverá apresentar dois reforços para este jogo: Demerson e o volante Jaílton. Na lateral direita deverá jogar Rodrigo Heffner. No ataque aparece Hugo e no banco Bruno Batata. Marcelinho Paraíba que tomou cartão amarelo contra a Ponte Preta, na Copa do Brasil, é mais um que jogará contra o Avaí.
Vai ser uma partida difícil, mas o Avaí tem todas as condições de vencer. A torcida tem que comparecer para apoiar o time do começo do jogo até o apito final. Hoje, mais uma vez, todos os caminhos levam à Ressacada.
sábado, 23 de maio de 2009
REUNIÃO DOS BLOGUEIROS AVAIANOS
Agora não é só virtual. A amizade entre os blogueiros avaianos é REAL.
Na quinta-feira foi show de bola. Muito assunto em discussão, muitas idéias e muito amor pelo Avaí foram a tônica deste evento.
Com a presença de representantes da diretoria (Luciano Corrêa e Otília) tudo correu bem e muito coisa foi debatida, principalmente as mudanças nos setores da Ressacada.
Ao final um belo jantar. O churrasco do Pereirinha é série A. Espero que novos encontros como este sejam realizados.
Parabéns a todos.
SETORIZAÇÃO DA RESSACADA
O Avaí F.C. está modernizando-se e acompanhando os avanços tecnológicos. A nova carteira social, por exemplo, que está sendo entregue na Secretaria do Clube dispõe de um mecanismo (chip) que é lido diretamente nas catracas, evitando o problema de "desmagnetização" (ô palavrinha destroncada). Além disso, com a nova setorização você só poderá entrar na Ressacada pelo portão indicado na carteirinha.
Uma boa notícia: O Avaí atingiu a marca dos 10.000 sócios. O Setor A e o setor B já estão completamente vendidos. Mas nos outros setores ainda há disponibilidade.
Corre e se associe, ixtepô.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
quinta-feira, 21 de maio de 2009
MARQUINHOS AGUARDA O MELHOR MOMENTO
- Estamos trabalhando para que, primeiro, eu me recupere. O pensamento é cicatrizar de vez esta lesão. Já estamos fazendo condicionamento físico até onde podemos, pois não podemos antecipar etapas. É uma contusão que tem que ser curada totalmente para depois não ter seqüelas.
Apesar de fora da equipe, Marquinhos garante estar acompanhando todos os jogos do Leão. Satisfeito com o desempenho do time nas duas primeiras do Brasileirão, o meia diz que o time ainda irá evoluir na competição.
- O desempenho foi muito bom, acredito que jogamos muito bem. Campeonato Brasileiro é assim, os adversários vão ter oportunidades e nós também vamos ter. Por isso, precisamos ter tranquilidade na hora de concluir, mas no decorrer das partidas isso vai acontecer
O próximo compromisso do Leão será no domingo, dia 24, contra o Coritiba, às 18h30m (horário de Brasília), no estádio da Ressacada.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
FLAMENGO 0 X 0 AVAÍ (EMOÇÕES)
Neste sábado o Avaí jogou no Maracanã. E, diga-se de passagem, JOGOU MUITO. Mereceu a vitória, apesar do sufoco que foi o primeiro tempo. Além, é claro, da lambança do árbitro alagoano, que "operou" o time azul não dando uma penalidade clara em cima do Evando. Que é isso, "mo filho"?
Mas alguém deve estar se perguntando: "O que a foto do Roberto Carlos está fazendo aqui?". Claro que muitos já mataram a charada. Bem... como não fui ao Rio de Janeiro resolvi ir ao show do Rei junto com minha alma gêmea, Arlete. E não foi só o belo show do nobre cantor que me encheu de EMOÇÕES, pois, é claro, eu estava ligado no que estava acontecendo durante o jogo. Chegaram Angélica e Luciano Hulk para apresentar o espetáculo. Enquanto isso, no Maraca, o Avaí começou uma surpreendente pressão pra cima do time da Gávea. É claro que, nesta altura, eu nem conseguia mais olhar para o palco. Todas as minhas atenções estavam concentradas no jogaço do Maracanã.
No final das contas o empate ficou ótimo para o Avaí. Muitos pessimistas achavam que o time iria sofrer uma sonora goleada e isto não aconteceu. Muito pelo contário, quem fez a festa no Maracanã foi a grande torcida avaiana que compareceu em peso e calou a torcida adversária.
Após o fim do jogo, guardei o radinho e os fones no bolso do casaco, e fui me deliciar, junto com a patroa, com as belas canções do nosso maior cantor popular. Grande espetáculo, excelente orquestra, belas músicas invadiram a noite de sábado da azulada Floripa.
Ao final do show uma grande queima de fogos em homenagem aos 30 anos da RBS. Mas, lá no meu íntimo, aqueles fogos estouravam para comemorar a grande partida do Avaí contra o Flamengo. É como diz o Silas, "engana-se quem pensa que o Avaí é apenas uma chuva de verão...". Foram muitas EMOÇÕES neste sábado. Obrigado Avaí. Obrigado Roberto Carlos.
sábado, 16 de maio de 2009
NÃO DEIXE PRA ÚLTIMA HORA
A gerência administrativa do Avaí F.C. informa que o processo de entrega das novas carteiras de sócios inicia às 14h00 desta sexta-feira, 15 de maio de 2009.
O atendimento aos sócios, para a retirada das novas carteiras, acontecerá da seguinte forma:
As carteiras serão entregues, obrigatoriamente, ao titular, por procuração ou com a identidade do mesmo.
Os sócios admitidos após 10 de abril terão suas carteiras entregues somente depois do dia 1º de junho 2009.
NOTÍCIAS DO PRÓXIMO ADVERSÁRIO
Apesar de todos os demais times que participam da Copa do Brasil irem com mistões para a disputa da próxima partida do Campeonato Brasileiro, parece que o Flamengo projeta ir com força máxima contra o Avaí, neste sábado, no Maracanã.
E um dos principais motivos para essa decisão parece ter sido a péssima estréia diante do Cruzeiro, derrota por 2 a o. Cuca quer pontuar em casa para não perder de vista os líderes da competição.
- Campeonato Brasileiro, mesmo que seja na primeira ou na segunda rodada, é importante entrar com força máxima e garantir as vitórias. Faz muito tempo que o Avaí não joga no Maracanã e isso é uma motivação. O time é muito bom e organizado. Conheço muito bem - disse Cuca, que já treinou o Avaí.
Para o Avaí, independentemente de como vier o Flamengo é importante jogar com cautela, mas nunca abdicar de atacar e criar o maior número de chances possíveis. Jogar apenas na retranca é perigoso e Silas sabe disso, inclusive foi o que o nosso técnico comentou no programa Tá na Área, da SporTv, agora há pouco. Com o recurso obtido perante a justiça Silas estará a beira do gramado para orientar o time avaiano e conta com a volta do meia Caio, recuperado de lesão.
Aguardamos - todos - um grande espetáculo. E que o Avaí siga nessa bonita caminhada respeitando e sendo respeitado por seus adversários, sejam eles quem forem. Pelo menos 1.000 torcedores avaianos estarão no Maraca para acompanhar mais este jogo histórico do retorno - e permanência - à série A do Brasileirão.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
PROGNÓSTICOS
Futebol é apenas um jogo, nada mais do que isso e todo mundo sabe disso. E é um dos esportes coletivos onde podem acontecer coisas surpreendentes, incrivelmente inesperadas. Diferente de outras modalidades, como o basquete, o rugby, o handebol ou o vôlei, onde GERALMENTE, o favorito vence. No futebol SURPRESAS acontecem.
Refiro-me a isso porque, como toda a mídia nacional está dando o Avaí como um candidato a lutar contra o Rebaixamento, isto pode ser usado a nosso favor... com inteligência.
Ano passado, na série B, em quase todos os prognósticos de nossa imprensa falada e escrita, o Avaí não aparecia como um candidato ao acesso. E Silas soube usar este estigma para alcançar o sucesso. Na real, lá no fundo, sabemos que como recém chegados à primeira divisão iremos enfrentar grandes dificuldades. Mas, por outro lado, sabemos também, que o time não é bobo. E Silas, muito menos. Não é à toa que conquistou tantas coisas em tão pouco tempo.
Dito isto, dirijo-me aos leitores deste blog (todos os quatro, hehe) a não se preocupar em excesso com o futuro do nosso time neste Brasileirão. Enquanto os cães ladram, a caravana passa... Tenho certeza que um time composto por vencedores ainda vai calar a boca de muito secador por aí. E de toda essa imprensa dita especializada.
Os dados do Brasileirão já foram jogados. Domingo vamos encarar o Flamengo no Maracanã. E eu aposto e confio neste time avaiano, que, desde a chegada do nosso novo técnico só tem DADO alegria aos torcedores. Vamos incomodar muito FAVORITO por aí !!! E ano que vem estaremos, NOVAMENTE, disputando a Elite do Futebol Brasileiro. AMÉM.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
PERGUNTAR NÃO OFENDE...
domingo, 10 de maio de 2009
JOGO HISTÓRICO PARA O AVAÍ
O retorno à Elite do futebol Brasileiro está consolidado. O jogo de estreia do Avaí terminou empatado e o torcedor avaiano saiu com um gostinho de "poderia ter sido melhor". Poderia ... porque o Avaí conseguiu abrir dois gols de vantagem e dominava completamente a partida até os 25 minutos do segundo tempo. Mas série A é outro ritmo. Não há margem para erro e qualquer descuido pode ser fatal. Todas as equipes (incluindo-se o Avaí) são de qualidade e por isso estão entre as 20 melhores do Brasil. Os gols feitos, no jogo de hoje, pelo Avaí também nasceram de descuidos da zaga adversária.
E o Avaí soube aproveitar. No primeiro gol apareceu o oportunismo de Evando numa linda jogada de Odair. E no segundo gol avaiano, a velocidade de Muriqui fez a diferença. Mas quando tudo parecia se encaminhar para a vitória, dois descuidos e dois gols. O primeiro anotado por Alesandro e o segundo por Carlos Alberto.
Mesmo com as ausência de Marquinhos e Caio o Avaí soube se impor e jogou de igual pra igual, contrariando aos secadores de plantão que profetizavam que o time azurra iria ser o saco de pancadas do Brasileirão. Pelo que mostrou hoje, apesar de não ser o resultado esperado, o Avaí reúne todas as condições de fazer um belo campeonato e permanecer entre os melhores times do Brasil.
O próximo compromisso será no Maracanã, no próximo sábado, contra o Flamengo. A postura do nosso time deve ser um pouco mais retraída já que irá jogar fora de casa, mas não me surpreenderia se voltássemos com algum ponto na bagagem.
OBS: A imagem do post é de FredKonga-MG.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
NOSSO PRÓXIMO ADVERSÁRIO
O GALO DE ROTH
Vai começar o Brasileirão. E para o Avaí o início será neste sábado, às 18:30 h, na Ressacada contra o Galo Mineiro. Time de tradição, conquistou o título de campeão brasileiro em 1971. De torcida numerosa no estado de Minas Gerais é um time a ser respeitado.
Vem de duas competições onde não brilhou tanto quanto a sua fiel torcida esperava. No Campeonato Mineiro ficou com o vice-campeonato depois de sofrer uma acachapante goleada de seu maior rival, o Cruzeiro. E na Copa do Brasil foi eliminado pelo Vitória, mesmo conseguindo reverter um placar adverso de três gols, acabou sendo desclassificado nos pênaltis.
O Atlético Mineiro aposta todas as suas fichas nesta competição. Por isso vem buscar a vitória em Florianópolis. O destaque do time é Diego Tardelli, artilheiro na temporada. Com Celso Roth no comando o Galo busca fazer uma campanha regular e tem como time base Juninho, Élder Granja, Marcos, Leandro Almeida e Júnior; Renan, Carlos Alberto, Márcio Araújo e Fabiano; Éder Luís e Diego Tardelli.
É um jogo onde o Avaí deve buscar incessantemente os três pontos. A velocidade pelas laterais deve ser utilizada, pois é uma deficiência da defesa do time mineiro.
A torcida do Avaí está convocada para mais esta DECISÃO. Em campeonato de pontos corridos(nós já sabemos muito bem) TODA partida é uma DECISÃO.
OS COMANDANTES OU PROFESSORES
Uma das coisas mais comuns no Brasileirão é a famosa "dança dos técnicos". Geralmente aqueles times que menos trocam de comando técnico são os que obtem os melhores resultados. Mas é tudo uma questão de semântica, porque na verdade mantém-se o técnico por que alcançou bons resultados ou alcançou bons resultados porque manteve o técnico??? A resposta é a mesma para "quem apareceu primeiro: o ovo ou a galinha?". Nós, do Avaí, ficamos torcendo para que Silas fique até o final da temporada e que obtenha os mesmos resultados alcançados na temporada passada.
LISTA DE TODOS OS TÉCNICOS DO BRASILEIRÃO
(Antes da dança, é claro !!!)
ATLÉTICO MG - Celso Roth
ATLÉTICO PR - Geninho
AVAÍ - Silas
BARUERI - Estevam Soares
BOTAFOGO - Ney Franco
CORÍNTHIANS - Mano Menezes
CORITIBA - Renê Simões
CRUZEIRO - Adílson Batista
FLAMENGO - Cuca
FLUMINENSE - Carlos Alberto Parreira
GOIÁS - Hélio dos Anjos
GRÊMIO - Marcelo Rospide
INTERNACIONAL - Tite
NÁUTICO - Waldemar Lemos
PALMEIRAS - Vanderlei Luxemburgo
SANTO ANDRÉ - Sérgio Guedes
SANTOS - Vágner Mancini
SÃO PAULO - Muricy Ramalho
SPORT - Nelsinho Batista
VITÓRIA - Paulo César Carpegiani
BOLÃO DA ELITE ---> PARTICIPE
O Campeonato Brasileiro da Série A já vai começar e você não vai participar do bolão da Elite ??? A idéia foi do Rogério, do blog Elite Azul e Branca.
É muito legal e fácil de participar. A última vez que eu vi já tinha mais de 250 participantes. A turma dos blogueiros está lá em peso. PARTICIPE.
Para saber como fazer para inscrever-se e começar a dar os seus palpites clique AQUI e boa sorte !
PRA CIMA DELES, LEÃO !
"A cigana leu o meu destino, eu sonhei !
Bola de cristal, jogo de búzios, cartomante, eu sempre perguntei.
O que será o amanhã ?
Como vai ser o meu destino?"
Pois é ! Inicia-se uma nova fase na vida de nosso time. Mesmo após as grandes recentes conquistas já não dá mais tempo de comemorar. E a pedreira vai ser grande ! Vai começar a série A. Vamos iniciar a participação em um campeonato que é o sonho de consumo de 10 entre 10 equipes do futebol brasileiro. Depois de tanto tempo afastados desta competição eis que nos encontramos curtindo a tensão da estreia. Dia 9 de maio de 2009, às 18:30 h, na Ressacada as cortinas do grande espetáculo irão se abrir. O adversário desta primeira batalha é o Atlético Mineiro, o Galo, vice-campeão mineiro.
Mas, pés no chão, é claro! Ninguém é bobo de achar que iremos fazer uma campanha semelhante à que fizemos na série B de 2008., sempre no G4. A realidade é outra, todos sabemos. Mas enganam-se, também, os secadores de plantão, se acham que iremos ser o saco de pancadas do Brasileirão. Quando um time entra em uma disputa dessas sendo considerado um dos fracos, aí entra a inteligência e a regularidade. Nosso time tem um grupo bom, forjado nas dificuldades e consciente de que tem que colocar o coração no bico da chuteira para alcançar resultados satisfatórios.
Fazendo um paralelo com o Campeonato Catarinense (guardadas as proporções, é claro!) devemos procurar fazer uma campanha semelhante à da Chapecoense, Metropolitano ou Ibirama. Estes times, mesmo não tendo os investimentos dos considerados grandes de Santa Catarina, souberam jogar com inteligência e INCOMODARAM sempre. Com times compactos e determinados jogaram de igual pra igual com os grandes. Venderam caro suas derrotas e conquistaram pontos preciosos que os levaram a uma excelente campanha.
Silas sabe disso tudo e saberá montar o melhor esquema para enfrentar a pedreira que se avizinha. O campeonato é longo e premia a regularidade. Boa sorte ao Avaí e que, mais uma vez, a nossa apaixonada TORCIDA faça a sua parte.
Pra cima deles, Leão !!!
quarta-feira, 6 de maio de 2009
BOTA O CAMPEÃO NA TELA, AMARELO !
A coisa mais natural entre torcidas rivais de uma mesma cidade e - talvez uma das coisas que mantenham o interesse no futebol tão aceso – é o torcedor ficar procurando (e às vezes achando) defeitos no adversário. Piadas e gozações, dependendo do assunto, extrapolam as barreiras regionais e acabam virando assunto nacional e/ou internacional. Um dos casos mais recentes foi o episódio do “vestidinho rosa” usado no treino do Figueirense, para punir o pior jogador no treino. E assim a vida segue, com as gozações invadindo ora a Ilha, ora o Continente.
Uma das últimas, digamos, gracinhas de nossos adversários foi acusar o nosso maior ídolo de ser um AMARELÃO e “pipocar” nas horas decisivas. E Marquinhos resolveu provar em campo que AMARELAR, para ele, tem sentido diferente. No dicionário do galego “amarelar” é VENCER.
Vamos aos momentos AMARELOS do maior craque de Santa Catarina.
Marquinhos conduz brilhantemente o Avaí ao tão sonhado acesso à série A. Para comemorar a volta à Elite do futebol Brasileiro, o Avaí lançou uma camisa comemorativa na cor AMARELA.
Marquinhos é eleito o melhor meia do Campeonato Brasileiro da Série B. A medalha que o craque recebeu era na cor AMARELA, para lembrar o OURO da conquista.
Marquinhos, em uma partida épica na final do Catarinense, embolou a Chapecoense, humilhando o time do Oeste, fazendo dois gols e tendo uma atuação impecável. AMARELA desta vez foi a cor da TAÇA DE CAMPEÃO e AMARELO-OURO, também, foi a cor das medalhas conquistadas.
Marquinhos é eleito o melhor meia do Campeonato ganhando um troféu na cor AMARELA.
Marquinhos é eleito o CRAQUE do Catarinense e recebe mais um troféu na cor AMARELA.
ENFIM, dá pra entender o que significa o verbo AMARELAR para o nosso craque. Significa sabe o que? CONQUISTAR.
Parabéns Marquinhos e OBRIGADO por todas estas conquistas. A você, ao Silas, diretoria e todos os demais atletas o MUITO OBRIGADO de toda a torcida avaiana.
Vocês nos devolveram a honra e o orgulho da VITÓRIA. ESTAMOS na Série A, na Copa do Brasil 2010 e somos Campeões Catarinenses, após um jejum de 11 anos. E vocês foram os responsáveis por conseguir, EM CAMPO, o que nós conquistamos, também, nas arquibancadas.
terça-feira, 5 de maio de 2009
AVAÍ 6 X 1 CHAPECOENSE
É CAMPEÃO! É CAMPEÃO! É CAMPEÃO!
SOLTA O GRITO A GALERA AVAIANA
Foi emocionante ! Só agora, mais de 24 horas após a grande conquista, é que consigo me acomodar em frente ao computador para escrever algumas palavras. Mas as palavras, neste momento, não conseguem exprimir os sentimentos. São as limitações da linguagem. O sentimento que invadiu a torcida avaiana após o apito final não é possível ser traduzido em meras palavras. O que se viu ontem na Ressacada foi o desabafo, foi o GRAN FINALE que começou com o acesso à série A. Foi a explosão do grito de "É CAMPEÃO" após 11 anos de contido silêncio. Uma emoção que só quem passa sabe! Mas, valeu a pena. Hoje, o torcedor avaiano está com a alma lavada e "ensaboada" de alegria. E esta torcida merece.
Uma torcida que nunca deixou de acreditar. Uma torcida que lota treino. Que não se abate ao sofrer um gol como aquele feito pela Chapecoense no início da épica partida final. Uma torcida que critica quando tem que criticar. Mas que não deixa de incentivar o time, quando o time dela precisa. Por isso, até o comandante Silas no intervalo do jogo pedia, quase numa súplica: "Agora precisamos mais do que nunca desta torcida". E a torcida entendeu o apelo e transformou a Ressacada em um verdadeiro caldeirão. Caldeirão que explodiu quando Evando empatou, quando Léo Gago virou o jogo e quando um a um os gols foram acontencendo. Uma torcida que soube reconhecer em Marquinhos, autor de dois golaços, o grande maestro do time.
Mas, se a torcida está de parabéns os jogadores, então, por sua raça e determinação, merecem uma placa na entrada do estádio. Como escrevi na postagem anterior, estes atletas entraram definitivamente na galeria dos heróis avaianos, ao lado de Adílson Heleno, Jacaré, Zenon, Marcos Severo e tantos outros ídolos jamais esquecidos. Sob o comando de Paulo Silas, em pouco tempo, recuperaram o orgulho da nação avaiana, ao conduzir o Avaí de volta à série A do Campeonato Brasileiro, ao conquistar uma vaga importante na Copa do Brasil de 2010 e, FINALMENTE, sagrar-se CAMPEÃO CATARINENSE, depois de um longo e tenebroso jejum.
Foi muito bom ter estado na Ressacada ontem e ter participado deste momento histórico. Ter visto o sorriso e a confiança fazer morada no semblante do apaixonado torcedor avaiano. No meu semblante! Torcedor que voltou a sorrir o sorriso de campeão. O meu sorriso de campeão...
Foi mais uma grande batalha vencida, mais uma batalha vencida pelo AVAHY, pelo esquadrão do Avaí F.C. O Índio foi derrotado, que venha o Galo !!!
domingo, 3 de maio de 2009
DIA 03 DE MAIO, 16 HORAS, RESSACADA
Esta é minha derradeira postagem antes da grande final do Campeonato Catarinense. Daqui até lá estarei vivendo e respirando tudo que se relaciona a ela. Talvez o sono custe a chegar e o apetite não venha, mas mesmo querendo não conseguirei pensar em outra coisa. Minha família já está acostumada. Em véspera de decisão, "deixa o homem quieto". Não o envolva na resolução de qualquer outro problema pois a sua mente não conseguirá desenvolver qualquer espécie de raciocínio lógico. "Ele parece meio aéreo" é o que dizem, "deve ser o jogo". E me deixam ali meio paradão, olhar distante, com as imagens do jogo que nem começou rolando pela cabeça, se repetindo.
Já não consigo fazer prognóstico algum. O efeito é tal como se houvesse tomado um remédio de tarja preta. Só importa a hora do jogo. Aí, sim, começa o final de semana. A bola rola e todas as emoções em forma conjunta invadem o corpo. Como já disse algum blogueiro, no momento do pontapé inicial nos transportamos para o campo. Somos aqueles onze atletas correndo atrás da bola e da vitória. Somos um só! Uma orquestra. Uma só sintonia.
Se o resultado será aquele que esperamos só podemos saber depois do fato consumado. O otimismo é grande, mas contido, sem euforia excessiva. Nós, avaianos, já estamos um pouco acostumados com algumas surpresas desagradáveis e nem por isso esmorecemos.
Vou fazer a minha parte na torcida, sempre sem perder a esperança. Em 2008 o Avaí nos deu muitas alegrias. O acesso à elite do futebol brasileiro ainda faz o torcedor exibir um semblante de confiança. O título de campeão catarinense virá para coroar a cabeça de ídolos que entrarão para sempre na história do Avaí. Marquinhos, Martini, Evando, Emerson, William & outros se conquistarem este tão sonhado TÍTULO estarão entrando, definitivamente, na galeria de heróis que já habitam essa galeria como Adilson Heleno, Zenon, Fossati, Jacaré e todos os demais.
Agora é desligar o computador e esperar a hora em que se escreverá mais uma página da nossa história. E do fundo do coração espero que seja mais uma página de vitória para a alegria da imensa nação avaiana. Nação, aliás, que me emocionou na sexta-feira ao comparecer em peso ao último treino antes da decisão. Uma torcida que está há 11 anos sem conquistar o Catarinense lotou o treino, cantou o hino do clube, incentivou jogador por jogador, parecia até dia de jogo. Realmente uma torcida que "ninguém cala...".
Deuses do futebol, esta torcida bem que merece este título !
sábado, 2 de maio de 2009
PÚBLICO RECORDE EM TREINO
No que depender da torcida o Avaí pode ficar tranquilo. Foi a maior mobilização já vista de uma torcida no estado de Santa Catarina. O treino desta sexta-feira contou com a presença de quase 5 mil torcedores. Coisa linda ! Foi realmente emocionante. A torcida do Avaí amadureceu e compreendeu que pode fazer a sua parte.
Tenho um bom pressentimento quanto à presença do Marquinhos neste jogo decisivo. Ele correu em volta do campo e só depende da palavra final do médico.