CARPEGIANI COM PROBLEMAS NA ZAGA
Depois do sufoco contra o Atlético-MG, quando não pôde contar com nenhum dos três zagueiros titulares, o técnico Paulo César Carpegiani terá de repensar novamente o sistema defensivo para a partida desta quinta-feira, contra o Avaí, na Resscada.
O treinador não vai poder contar com o zagueiro Wallace, que recebeu o terceiro cartão amarelo, e dificilmente terá Anderson Martins, que saiu ainda no primeiro tempo do triunfo por 1 a 0 sobre o Coritiba com uma contusão.
Dos titulares, apenas Victor Ramos deverá ter condições de jogo. As opções do treinador são Renier e Carlos Alberto, que atuaram contra o Atlético-MG. Carpegiani ainda não poderá contar com Fábio Ferreira, atleta contratado de emergência do Grêmio justamente para suprir a carência do elenco rubro-negro no setor. Ele chegou ao clube na semana passada e está readquirindo o condicionamento físico.
Outra dúvida de Carpegiani é quanto ao aproveitamento do goleiro Viáfara, que foi vetado pelo departamento médico do jogo contra o Coritiba depois de apresentar um edema na coxa no dia do jogo. Ele havia treinado normalmente na véspera, mas acabou cedendo lugar para Gléguer, que foi um dos destaques do jogo.
Fonte: UOL Esportes
quinta-feira, 30 de julho de 2009
NOTÍCIAS DO PRÓXIMO ADVERSÁRIO
terça-feira, 28 de julho de 2009
SAIU A ESCALA PRA QUINTA-FEIRA
Assistentes: Cesar Augusto de Oliveira Vaz/DF
Renato Miguel Vieira/DF
Observador: Waldir Lodetti/SC
De acordo com o blog VidAvaí:
"O Sr. Sandro Meira Ricci já teve seu nome envolvido num esquema de corrupção envolvendo arbitragens na Série B de 2007. O tempo passou, nada foi comprovado e o juizão permanece aí, apitando. Torcemos para que na quinta-feira nada de mal aconteça e que ele possa fazer uma bela arbitragem".
Para ler mais sobre o árbitro acesse o link do VidAvaí clicando AQUI.
domingo, 26 de julho de 2009
QUARTA VITÓRIA CONSECUTIVA...
ATLÉTICO-PR 1 X 3 AVAÍ
O Avaí voltou a brilhar na noite fria deste sábado ao vencer o time paranaense dentro da Arena da Baixada. Com dois gols de William (foto) e um de Muriqui estabeleceu a quarta vitória consecutiva dentro desta difícil competição.
Eu vi o jogo em casa pelo Pay-Per-View e teve um momento em que a minha filha perguntou se o jogo era em Florianópolis, pela quantidade de torcedor avaiano que compareceu ao estádio paranaense. A torcida azurra lotou completamente o espaço destinado a ela. E fez barulho... muito barulho. Todos os que foram até lá estão de parabéns e foram premiados com a bela apresentação de nossos atletas.
Ao final da partida o técnico Silas voltou a dar o recado: "É hora de confiança e não de euforia". Mas ao torcedor é um pouco difícil esconder a alegria por esta excelente recuperação. Há pouco mais de quatro rodadas estávamos desanimados e os jogadores souberam dar a volta por cima. Com 4 vitórias seguidas, sendo três fora de casa o torcedor voltou a acreditar no time. O Leão da Ilha voltou a jogar com raça.
O próximo compromisso será na próxima quinta-feira contra a boa equipe do Vitória. Se o Avaí conquistar os 3 pontos será a maior sequência de vitórias dentro do campeonato. Palmeiras, Internacional e Avaí são os times que possuem esta marca, mas só o Avaí pode superar!
O jogo de quinta-feira pede casa cheia ! Vamos continuar prestigiando o bom momento do time. Só pra variar, TODOS OS CAMINHOS LEVAM À RESSACADA.
sábado, 25 de julho de 2009
CAPITÃO CAVEEEEEEEEERRRNA
Boa notícia registrada pelo blog Nobre Azurra...
Odair está recuperado da lesão e viajou com a delegação para Curitiba.
Mais um bom coringa nas mãos de Silas.. Odair conquistou a torcida avaiana e algumas vezes entrou no segundo tempo para resolver.
ÓTIMA NOTÍCIA e uma boa dor de cabeça para o técnico !
NOTÍCIAS DO PRÓXIMO ADVERSÁRIO
O Atlético- PR recebe o Avaí neste sábado, às 18h30, na Arena da Baixada, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro com dois objetivos: se recuperar na competição e sair de vez da zona do rebaixamento. Com 12 pontos, o clube está em 17º lugar, mesma pontuação do Sport, que está na frente por causa do saldo de gols (-3 a -10).
Para isso, o técnico Waldemar Lemos fará cinco alterações em relação à equipe que perdeu por 1 a 0 para o Santos rodada passada. Três são por motivos de suspensão: o lateral-direito Nei, o zagueiro Rhodolfo e o lateral-esquerdo Márcio Azevedo receberam o terceiro amarelo e estão fora. Alberto, Manoel e Alex Sandro serão os subsitutos, respectivamente.
As outras mexidas são por opção tática. Paulo Baier e Rafael Moura deixam o time e dão lugar a Wésley, que volta após duas rodadas fora, e Alex Mineiro, que fará sua reestreia com a camisa do Furacão. O objetivo do treinador é deixar a equipe mais veloz no ataque para voltar a fazer gols, o que não acontece há três partidas.
- Esperamos que a bola chegue, Já chegou quando ele (Wésley) teve a oportunidade de jogar e acredito que ele vá repetir isso agora. Não estamos fazendo gols, isso preocupa, principalmente porque não estamos pontuando. Não estamos em uma situação agradável, mas a equipe vem evoluindo a cada jogo e isso dá uma tranquilidade para trabalharmos - afirmou Waldemar.
No Avaí, o clima mudou. A equipe, que há pouco estava em baixa e era forte candidata ao rebaixamento, agora vem de três vitórias consecutivas e busca mais um triunfo neste sábado. O técnico Silas não poderá contar com Ferdinando, que marcou gol da vitória sobre o Grêmio e depois foi expulso. Luís Ricardo deve seguir improvisado na lateral-direita.
Para o atacante William, a equipe tem chances de conquistar um bom resultado fora de casa.
- O grupo está concentrado. Temos atuado bem e conquistado vitórias, o que nós dá mais tranqüilidade para seguir com o trabalho. Sabemos que não será fácil amanhã, mas vamos dar o máximo para buscar o bom resultado fora de casa. Estou à disposição e, caso entre, espero ajudar o time - explicou o atacante.
FICHA TÉCNICA :
ATLÉTICO-PR X AVAÍ
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Data/Hora: 25/07/09 - 18h30
Árbitro: Pericles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Marco Aurelio dos Santos Pessanha (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
ATLÉTICO-PR: Vinícius, Alberto, Manoel, Rafael Santos e Alex Sandro; Valencia, Rafael Miranda, Marcinho e Wésley; Wallyson e Alex Mineiro. Técnico: Waldemar Lemos.
AVAÍ: Eduardo Martini, Rafael, Augusto e Emerson; Luís Ricardo, Marcos Vinícius, Léo Gago, Marquinhos e Eltinho; Muriqui e William. Técnico: Silas.
Fonte: Lance! Netquinta-feira, 23 de julho de 2009
DESTA VEZ NÃO TEVE AVALANCHE !
AVAÍ 1 X 0 GRÊMIO
A torcida gremista veio preparada para fazer a sua tradicional avalanche. Estava confiante em uma vitória de sua equipe. Mas o que eles não contavam era com a forte marcação do time avaiano. Com destaque para a bela atuação do volante Ferdinando, que além de marcar o gol, anulou a meia-cancha gaúcha, até sua prematura expulsão. Eu fui um dos que criticavam Ferdinando. Mas, realmente, pela ala direita o jogador estava deixando a desejar. Já na função de marcação tem sido um verdadeiro pit-bull e merece todos os elogios.
A partida foi emocionante até os segundos finais. Um jogo de muita marcação, passes rápidos e velocidade. A vitória do Avaí foi merecida. A torcida do Avaí incentivou o time o tempo inteiro e fez uma bela festa na noite fria da Ressacada. Aos gritos de "Silêncio, silêncio" calou os pouco mais de 2000 torcedores gremistas presentes ao Estádio. Quem não foi, perdeu um grande espetáculo.
Com esta excelente vitória o Avaí consegue dar uma boa respirada na competição. Os destaques da partida foram Marquinhos, William (só falta fazer o gol!!!) e Rafael. Martini pegou quando precisava e Augusto também deu conta do recado. Fernando Bob também foi muito bem na vaga aberta pela suspensão de Léo Gago. Na verdade, o time todo está de parabéns, pois segurou o resultado contra o forte time do Grêmio, mesmo com o Avaí jogando quase todo o segundo tempo apenas com dez jogadores.
No próximo sábado tem mais uma pedreira. O Atlético Paranaense não está muito bem na tabela de classificação, mas dentro da Arena sempre é forte. Agora é manter centrado o foco e continuar jogando, passo a passo, como se cada partida fosse uma FINAL.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
NOTÍCIAS DO PRÓXIMO ADVERSÁRIO
SPORT 1 X 3 AVAÍ
"Não tenho nada a reclamar. O time adversário foi superior e mereceu a vitória". EMERSON LEÃO - técnico do Sport.
Agora é focar no Grêmio.
Adeus zona do rebaixamento ! Valeu, Silas !
Todos os caminhos levam à Ressacada...
LEÕES DA ILHA
sábado, 18 de julho de 2009
sexta-feira, 17 de julho de 2009
NOTÍCIAS DO PRÓXIMO ADVERSÁRIO
VANDINHO está SUSPENSO
Não bastasse ter perdido um gol frente a frente com o goleiro Felipe e, consequentemente, o jogo para o Corinthians, de virada, por 4 a 3, o Sport ainda perdeu três jogadores para a próxima rodada. O volante Hamilton e o atacante Vandinho levaram o terceiro amarelo. Já Guto foi expulso por Carlos Eugênio Simon e também ficará fora.
Com isso, o problema do técnico Émerson Leão para escalar a dupla de ataque do Rubro-negro ficou ainda maior. Agora, a dor de cabeça será achar um companheiro de ataque para Weldon, que ficou fora do jogo com os paulistas devido à suspensão de jogos imposta pelo STJD.
Os cartões e a expulsão de Guto foram o suficiente para deixar Émerson Leão novamente irritado com a arbitragem. O técnico rubro-negro, apesar de comedido, teceu duras críticas a Simon e ao estilo de arbitragem, que segundo Leão "privilegiou" o Corinthians.
Para o duelo com o Avaí, domingo, na Ilha do Retiro, o treinador rubro-negro contará também com o retorno do zagueiro César Lucena, titular do esquema 3-5-2, que também cumpriu suspensão diante do Corinthians.
Fonte: Uol Esportes
GOIÁS 0 X 2 AVAÍ
DEU LIGA !
É... deu liga! O Avaí jogou um futebol menos bonito, porém mais eficiente. Como eu falei na postagem anterior este jogo contra o Goiás tinha que ser o jogo do crime. Depois de três derrotas seguidas (sendo duas em casa) esta vitória em Goiânia veio mesmo a calhar.
E o mérito foi do técnico Silas. Ele resolveu alterar o esquema de jogo, foi corajoso e conseguiu ganhar fora de casa, coisa que não é nada fácil neste Brasileirão. Com boas atuações de Rafael, Muriqui e Marquinhos o time jogou de igual pra igual contra o Goiás, criou muitas chances de gol e - o que é mais importante - botou a bola pra dentro. Foi uma vitória importantíssima.
Agora é manter o foco... Subimos duas posições na tabela, mas ainda habitamos a incômoda zona de degola. Continuar marcando pontos é fundamental para uma total recuperação. Contra o Sport, no domingo, será mais uma dura batalha para a qual o Avaí chega com um pouco mais de moral. O time pernambucano vem mordido pela derrota sofrida para o Corínthians por 4 a 3. Mas, na Ilha do Retiro, o Avaí deve jogar do mesmo modo que jogou no Serra Dourada. Ou seja, defendendo-se com firmeza, mas não abdicando de atacar. Só assim o Avaí conquistará o respeito de seus adversários. De resto é continuar apostando na velocidade de Muriqui e Roberto, na habilidade de Marquinhos e (quem sabe!) Medina e na consistente marcação no meio de campo para surpreender o "Leão da Ilha do Retiro".
Mais uma vez... Parabéns ao Silas !
EM TEMPO - E parabéns ao pessoal da torcida FORÇA NÃO TÃO JOVEM que estava lá em Goiânia, sendo filmados para todo o território nacional.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
KK e seu DNAzul
Novo blog avaiano na área. Quer dizer, "novo" entre aspas. Na verdade é uma continuação, uma renovação do já consagrado blog "Matagato e Tullo: Um Defende o Outro Ataca".
O auto-perfil da Kátia já diz tudo: "Concebida avaiana, DNA Azurra, legítimo. Por isso o DNAzul é um espaço onde o Avaí FC é o centro de nossas emoções e atenções. Acesse, participe e se apaixone."
Seja mais um seguidor do DNAzul.
CLIQUE AQUI.
HORA DO CRIME
O torcedor não esmorece. O torcedor não quer nem saber ! E ele espera e acredita sempre no melhor. Por isso, é a hora do Avaí cometer um crime em Goiânia. Está mais do que na hora dos jogadores nos surpreenderem e darem um belo biquinho fora de casa. O torcedor está sedento por uma vitória avaiana. Será que vem nesse jogo??? Pra cima deles, Leão !
NOTÍCIAS DO PRÓXIMO ADVERSÁRIO
O Goiás recebe o Avaí no Serra Dourada, nesta quarta-feira, às 19h30, na abertura da 11ª rodada do Brasileirão. O time goiano encontra-se na nona posição, com 14 pontos ganhos, enquanto os catarinenses estão na lanterna da competição, com 7.
O Esmeraldino tem dois sérios desfalques para a partida: o zagueiro Rafael Toloi, que está defendendo a Seleção Brasileira Sub-20 e o atacante Iarley, com dores no tornozelo. No lugar de Toloi, Hélio dos Anjos deve escalar Valmir Lucas. No ataque, caso Iarley não atue, Bruno Meneghel inicia o jogo. O Goiás tenta vencer pela segunda vez em seu estádio e, para isso, conta com o artilheiro da Serie A: Felipe, que já marcou 7 gols no Brasileiro.
- O Valmir Lucas é um excelente zagueiro. Assim como o Toloi, é jovem e tem muito potencial. Ambos estão no mesmo patamar, apesar de o Rafel ser um pouco mais experiente por causa de convocações para a Seleção. É preocupante perder um titular por muitos jogos, mas o Valmir saberá cumprir bem o seu papel - analisou o treinador Hélio dos Anjos.
O Avaí vai ao Serra Dourada tentando deixar a última colocação do Campeonato Brasileiro. Para mudar o retrospecto na competição, o técnico Silas fará algumas mudanças no time. Na zaga, entram Rafael e Augusto, já que o Leão de Santa Catarina tem a terceira pior defesa do Brasileirão. Além disso, o atacante Roberto começará jogando no ataque, no lugar de Luis Ricardo, que não conseguiu mostrar sua força na posição.
Seu companheiro de ataque, William, garante que o time está pronto para se recuperar na competição e deixar a zona da degola. Tal qual o técnico Silas, o atacante lembra que a disputa do Avaí no Brasileiro é para permanecer na Primeira Divisão.
- Como todos têm falado, acho que as coisas vão começar a virar e eu creio que essa situação não vai ficar assim para sempre, uma hora ou outra ela vai se reverter e a gente vai sair dessa dificuldade dentro do campeonato. Agora que você começa a ver quem é quem, quem tem personalidade para administrar esse momento complicado que estamos passando. Não temos que lutar pela ponta da tabela, o Silas deixou bem claro isso, temos que brigar com as equipes que estão próximas ao rebaixamento - avisa o jogador.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS X AVAÍ
Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data: 15/07/2009, às 19h30
Árbitro: Heber Roberto Lobes (PR)
Auxiliares: José Amilton Pontarolo (PR) e José Javel Silveira (RS)
GOIÁS: Harlei; Ernando, Valmir Lucas e Leandro Euzébio; Vítor, Amaral, Ramalho, Felipe Menezes e Julio Cesar; Bruno Meneghel e Felipe
T: Hélio dos Anjos
AVAÍ: Eduardo Martini, Ferdinando, Rafael, Augusto e Eltinho; Marcos Winícius, Léo Gago, Marquinhos e Muriqui; Roberto e William
T: Silas
Fonte da notícia: Lance Net
domingo, 12 de julho de 2009
AVAÍ 1 X 2 BOTAFOGO
CADÊ OS BONS VENTOS?
Nem o tradicional vento sul ajudou. No primeiro tempo a favor do Botafogo estava fortíssimo. Foi começar o segundo tempo, a favor do Avaí, passou a soprar fraquinho, fraquinho. Mas foi no segundo tempo que o Avaí jogou melhor e até mereceu um magro empate. Teve até bola na trave. Mas, não deu! E continuamos na última posição da tabela.
Também... com Michel na lateral direita não tem jeito. Jogou praticamente sem marcação e não produziu absolutamente nada. Foi um jogo fraco tecnicamente onde o Botafogo saiu com o placar favorável graças ao detalhe da bola parada. Com bons cobradores de falta aproveitou as duas chances que teve para abrir dois gols no primeiro tempo. E o Avaí até que tentou, mas - MAIS UMA VEZ - a finalização é precária, a pontaria está horrível e, na minha opinião, Luís Ricardo não pode mais ser titular da equipe.
Como lição de mais esta derrota fica a certeza de que precisamos contratar urgentemente um lateral-direito, um zagueiro e um atacante.
Porém, não é hora de pensar em trocar de técnico. Que a diretoria disponibilize boas peças e tenho certeza que Silas retoma o bom trabalho.
FICA SILAS, CONTRATA DIRETORIA !
sábado, 11 de julho de 2009
TORCER ATÉ O FIM
HOJE, no jogo contra o Botafogo, a torcida avaiana tem de entender uma coisa muito importante: É NESSAS HORAS que o time precisa de apoio. Cantar e apoair o time durante os 90 minutos é a função da torcida. Portanto.. Só vamos criticar ou vaiar após os 90 minutos de jogo, SE FOR PRECISO. Este tem que ser o jogo da recuperação e a torcida tem um papel decisivo, o mesmo papel que tivemos na campanha do acesso e no vitorioso campeonato catarinense de 2009.
NOTÍCIAS DO PRÓXIMO ADVERSÁRIO
Com um elenco afetado por um surto de gripe, o Botafogo vai até o estádio da Ressacada encarar o Avaí, neste sábado, às 18h30, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo entre as equipes pode ser considerado decisiva, já que ambas estão na zona de rebaixamento e lutam desesperadamente para sair desta situação incômoda.
O técnico Ney Franco anda preocupado com a gripe que vem afetando seus atletas. Nas últimas semanas, Michael, Reinaldo, Gabriel, Eduardo, Alessandro, Juninho e Renato foram poupados de alguns treinamentos por causa da doença. Porém, para o jogo deste sábado todos os "gripados" poderão viajar para o duelo.
A grande expectativa dos torcedores alvinegros é a possível estreia do atacante André Lima, que foi apresentado na última quinta-feira e pode já fazer sua primeira partida deste ano com a camisa do Botafogo. (Fonte da notícia: LanceNet)
MEU IRMÃO
Morando no Rio, meu irmão Edson é torcedor de carteirinha do Botafogo. Com certeza estará torcendo pela vitória de seu time. Eu, claro, estarei torcendo pela vitória do Avaí. A situação dos dois times é a pior possível na tabela de classificação. Mas, acredito, sinceramente, que NENHUM dos dois vai cair para a série B. É só uma questão de tempo para que haja a recuperação de ambos... Fico torcendo para que a recuperação do Avaí comece já neste jogo. Um abraço-ço-ço, meu irmão !
quinta-feira, 9 de julho de 2009
ANTES QUE SEJA TARDE !
Pois é! No futebol, como em tudo na vida, chega uma hora em que é preciso se fazer alguns acertos.
No Avaí chegou essa hora. Embriagados pelas últimas conquistas fomos fazendo vistas grossas às sérias deficiências de nossa equipe, no que diz respeito à competitividade na Elite do Futebol do Brasil. O acesso à série A e a conquista do Campeonato Catarinense de 2009 amenizaram as críticas e as cobranças do torcedor. Não dá pra esquecer que graças a essas cobranças - anos a fora - foi que o Avaí conseguiu crescer e dar um salto de qualidade.
Na minha opinião as tais deficiências são muito claras, depois das 9 rodadas iniciais da Série A do Brasileirão.
Se o Avaí realmente almeja sair desta incômoda situação tem que arrumar, seja como for, três setores de nossa equipe:
A LATERAL-DIREITA tem um jogador esforçado e batalhador, o Ferdinando, mas que tem nível de série B. Para qualquer time da B seria uma ótima opção, mas não para o Avaí, neste momento.
VOLANTE é, no futebol dos dias de hoje, uma das mais importantes armas de um time. E, convenhamos, Marcus Winícus também é esforçado, mas não pode ser o titular desta posição. Mudança imediata sob pena do time sofrer as consequências no correr da competição.
ATACANTE é a alma. A razão de ser do futebol é o gol. Sendo curto e grosso, está na hora de rescindir o contrato do jogador Lima. Impossível suportar a falta de pontaria do homem que foi contratado para marcar gols e, nem de longe, cumpre esta função. Apático, displicente e - pior de tudo - ruim ... muito ruim.
A diretoria alegou que quer trabalhar com os nomes que tem no elenco, que não é o momento de contratar. Até concordo! Mas tem que parar de insistir com os jogadores destas três posições imediatamente. Chega de Ferdinando, Marcus Winícius e Lima...
Antes que seja tarde !
terça-feira, 7 de julho de 2009
AVAÍ 0 X 3 PALMEIRAS
SINAL VERMELHO
O sinal de alerta acendeu de vez com a derrota do Avaí para o Palmeiras neste domingo. O resultado negativo na Ressacada empurrou o time avaiano para a lanterna do Brasileirão da Série A. Uma derrota que mostrou a nossa maior dificuldade: a finalização.
E a paciência do torcedor para com os atacantes acabou. Não dá mais pra admitir a falta de pontaria de Lima e Luís Ricardo. É inadmissível insistir.
Existe um velho ditado que diz: "time que está ganhando não se mexe". Portanto, fazendo um contraponto a esta frase, está mais do que na hora do Avaí mexer. É preciso coragem e ousadia. São 9 rodadas e nossos atacantes continuam devendo. Lima marcou apenas uma vez e de pênalti, contra o Internacional no Beira-Rio. E Luís Ricardo continua sem marcar.
O Avaí, apesar da indigesta posição na tabela, tem time para reverter a situação. Entretanto é preciso alterar o ataque. Futebol não é apenas posse de bola... É, principalmente, bola na rede. Os atacantes que aí estão podem, no máximo, compor o banco de reservas. Hoje, somente William inspira confiança ao torcedor.
O tempo está passando e sábado já tem novo compromisso. O Botafogo, nosso próximo adversário também está incomodado com a zona do rebaixamento e virá com tudo para buscar a reabilitação em cima do Avaí. Temos que reverter o quadro. Que se mude radicalmente o nosso ataque. William foi expulso ontem e está fora do jogo contra o Fogão. Portanto, a minha sugestão é que o time entre com uma nova dupla de ataque: Leonardo e Christian. Está na hora de arriscar!!!
domingo, 5 de julho de 2009
FUI
Estou saindo para o jogo. É cedo, mas vou dar uma passadinha na "Concentração do Leão". Está na hora do Avaí encaixar uma boa vitória e de preferência com gols de atacante.
Será que esse atacante da foto deixa o dele hoje? ASSIM espero!!!
Tomara que ele faça a parte dele, porque a torcida, tenho certeza, que estará fazendo a parte dela.
Todos os caminhos levam à Ressacada
FUI!
Foto: Blog do Sandro
sexta-feira, 3 de julho de 2009
FUTEBOL & RELIGIÃO (Juca Kfouri)
Fifa repreende comemoração religiosa do Brasil Festa após título, com orações em campo e mensagens na camiseta, provoca polêmica Jamil Chade A comemoração da seleção pelo título da Copa das Confederações e o comportamento dos jogadores brasileiros após a vitória sobre os Estados Unidos causam polêmica na Europa. A queixa é de que o time brasileiro estaria usando o futebol como palco para a religião. A Fifa confirmou ao Estado que mandou um alerta à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo moderação na atitude dos jogadores mais religiosos, mas indicou que por enquanto não puniria os atletas, já que a manifestação ocorreu após o apito final. A Associação Dinamarquesa de Futebol é uma das que não estão satisfeitas com a Fifa e quer posição mais firme. Pede punições para evitar que isso volte a ocorrer. Mas, por enquanto, a Fifa não ousa punir a seleção brasileira. Para ele, a oração promovida pelos brasileiros em campo foi "exagerada". "Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso em si. Da mesma forma que não podemos deixar a política entrar no futebol, a religião também precisa ficar fora", disse o dirigente ao jornal Politiken, da Dinamarca. A entidade prevê punições em casos de descumprimento. Por enquanto, a Fifa não tomou nenhuma decisão e insiste que a manifestação religiosa apenas ocorreu após a partida. Essa não é a primeira vez que o tema causa polêmica. Ao fim da Copa de 2002, a comemoração do pentacampeonato brasileiro foi repleta de mensagens religiosas. Mas disse que não teria como impedir a equipe que acabara de se sagrar campeã do mundo de comemorar à sua maneira. A entidade diz que está "monitorando" a situação. E confirma que "alertou a CBF sobre os procedimentos referentes ao assunto". A Fifa alega que, no caso da final da Copa das Confederações, o ato dos brasileiros de se reunir para rezar ocorreu só após o apito final. E as leis apenas falam da situação em jogo. Frank Ribery, artilheiro francês, provocou polêmica há poucas semanas ao ser flagrado por uma câmera rezando pelos costumes muçulmanos. Recentemente, dois jogadores bósnios do time norueguês Sandefjord comemoraram um gol se ajoelhando e rezando da forma tradicional muçulmana. Um outro jogador do mesmo time não se conteve e fez gestos vulgares aos dois atletas.
Ao virar o jogo contra os EUA, os jogadores da seleção fizeram uma roda no centro do campo e rezaram.
Com centenas de jogadores africanos, vários países europeus temem que a falta de uma punição por parte da Fifa abra caminho para extremismos religiosos e que o comportamento dos brasileiros seja repetido por muçulmanos que estão em vários clubes europeus hoje.
Tanto a Fifa quanto os europeus concordam que não querem que o futebol se transforme em um palco para disputas religiosas, um tema sensível em várias partes do mundo.
"A religião não tem lugar no futebol", afirmou Jim Stjerne Hansen, diretor da Associação Dinamarquesa.
Ao Estado, a entidade confirmou que espera que a Fifa tome "providências" e que busca apoio de outras associações.
As regras da Fifa de fato impedem mensagens políticas ou religiosas em campo.
A Fifa mostrou seu desagrado na época.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a CBF informou que não recebeu nenhuma queixa da Fifa e, por isso, não vai comentar o assunto.
TEMA RECORRENTE
Nos últimos anos, o tema da religião no futebol ganhou uma nova dimensão.
ARBITRAGEM
Avaí x Palmeiras
(O jogo da recuperação)
Árbitro: Evandro Rogério Roman / PR (FIFA)
Assistente 1: Gilson Bento Coutinho / PR
Assistente 2: José Amilton Pontarolo / PR
4º árbitro: Célio Amorim / SC (argh!!!!!!!!)
Observador: Waldir Lodetti / SC