sexta-feira, 2 de abril de 2010

Estamos nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Após uma suada vitória conquistada na casa do adversário estamos entre os 16 melhores na competição. O contestado Caio foi o autor do gol da partida, após um rebote dado pelo goleiro Edson Bastos, depois de um cruzamento de Uendel.

Não é nada fácil eliminar um time do porte do Coritiba, que, apesar de estar na segundona do Campeonato Brasileiro, é um time de tradição e que tem uma torcida fanática, que apoia o time do início ao fim do jogo.

O primeiro tempo foi sofrível e o Avaí escapou de ir para o intervalo com um placar adverso graças às excelentes defesas do goleirão Zé Carlos. Pelo menos em duas oportunidades fomos salvos pelas mãos milagrosas do Zé.

Já no segundo tempo as coisas mudaram. Chamusca mudou o esquema de jogo do 3-6-1 para um 4-4-2, entrando Leonardo no lugar do Emerson Nunes. A mexida deu certo e o Avaí passou a preocupar mais a defesa do Coxa. Após o gol, o técnico retornou ao esquema anterior e, apesar das contestações da nossa imprensa marrom, eu achei que ele agiu corretamente. Afinal de contas quem teria de correr atrás do prejuízo era o Coritiba e nada mais justo do que reforçar a defesa.

Nos fatídicos últimos minutos do jogo - minutos finais que sempre são traumáticos para o nosso time - Rafael fez um pênalti infantil no atacante Bill. Marcos Aurélio (aquele mesmo que não quis vir para o Avaí) desperdiçou a grande chance do Coxa, chutando devagarinho a bola na trave.

Final de jogo... Avaí classificado. Agora pega o Grêmio do Silas, sendo que o primeiro jogo será no Olímpico e o segundo, na Ressacada. Não custa lembrar que, em termos de Copa do Brasil, Chamusca está a anos-luz na frente do Silas. Afinal de contas, Péricles Chamusca já foi campeão, com o Santo André e vice, com o Brasiliense; enquanto Silas é apenas um estreante em Copa do Brasil. Apesar do favoritismo do Grêmio a experiência do jovem técnico avaiano pode pesar nesta partida decisiva.