segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CAMPANHA DOS TORCEDORES PARANAENSES CONTRA OS MISTOS

Li em um blog de um torcedor paranaense (clique aqui), achei interessante, polêmico e, por isso mesmo, resolvi reproduzí-lo aqui no nosso espaço.

Paranaense torce pra time do Paraná

Gostemos ou não, aceitemos ou não, é inegável a grande penetração que os clubes de São Paulo, no norte, e os gaúchos, no sudeste, têm no Paraná. E ainda existem uns flamenguistas em Paranaguá. Junte-se a isto, a patética idéia do Corinthians Paranaense, infelizmente, para piorar, patrocinada por um Coxa-Branca. E é bem provável, cá pra nós, que aquela tão questionada pesquisa, não seja lá tão mentirosa assim.

Por isso, vai aqui a minha sugestão para tentarmos reverter essa situação, já que não adianta nós ficarmos nos comendo aqui embaixo, um torcendo pela desgraça do outro, e morrendo abraçados, enquanto os grandes ficam cada vez maiores. Acho que devemos continuar sacaneando os torcedores do A. Paranaense e do Paraná Clube, e eles a nós, faz parte, mas muito mais, acho que TODOS deveríamos sacanear ainda mais os paranaenses que torcem para times de outros estados. Esses sim, são gente sem identidade, que não valorizam o que é nosso. E é essa influência externa que não permite que os nossos clubes cresçam. Isto precisa ser revertido.

Assim, minha sugestão é que nos jogos contra esses times, TODAS AS TORCIDAS, NÃO SÓ A NOSSA, estendam faixas dizendo “PARANAENSE TORCE PRA TIME DO PARANÁ”.

E ainda, compor alguns refrões chamando essa turma de paga-pau de paulista, baba-ovo de gaúcho, ou puxa-saco de carioca e assim por diante. Quem sabe eles não se tocam e criam vergonha na cara. Eu, que vivo entre Curitiba e Porto Alegre, fico imaginando se lá, eles iriam sequer admitir uma faixa FlaPorto, TchêFiel ou qualquer coisa do gênero.

Finalizando, como está mais do que comprovado que para as redes de televisão, no final é a relação torcida/audiência que importa (por eles, todo ano teríamos uma final entre Flamengo e Corinthians), esta seria uma tentativa de conseguirmos melhorar nossa posição no Clube dos 13, nossos índices na Timemania, e por tabela, e principalmente, melhorar a nossa auto-estima como PARANAENSES.

Assim, lanço esta sugestão, não só a você, Luiz, mas também aos demais blogueiros, aos articulistas dos sites de torcidas e a todas as torcidas organizadas dos times do Paraná. Peço que analisem o exposto com carinho. Acredito que daria uma boa campanha estadual. E se as rádios e TVs locais apoiassem, ela poderia tomar vulto e ficar bem interessante.

PS: Eu já comecei. Quando vejo comentários de torcedores de times alienígenas, vou logo perguntando se o sujeito é paranaense e taco um “PARANAENSE TORCE PRA TIME DO PARANÁ”.