sábado, 25 de abril de 2009

A ANSIEDADE DO TORCEDOR



FALTA MUITO PARA COMEÇAR O JOGO?

Não tem como evitar !!! O torcedor já fica ansioso quando espera uma partida simples, normal, aquela que apenas e somente vale os três pontos. Agora, quando a espera é por uma partida DECISIVA como esse jogo de amanhã em Chapecó, a ansiedade fica quase insuportável. É orgânica, somática, absoluta, impiedosa.

Fico só imaginando a minha ansiedade do dia 02 de maio, véspera da DECISÃO na Ressacada. Os minutos durarão horas e as horas durarão dias. Mas mesmo que seja um sentimento ANGUSTIANTE e que invada os nossos mais rotineiros movimentos - prefiro ASSIM. Um sofrimento válido pelo alcance que tem. Melhor sofrer pela potencialidade de uma conquista, a luta por um sonho do que viver a apatia de não buscar oportunidade nenhuma.


O QUE É ANSIEDADE?

Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, etc.

A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças.
A ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações potencialmente danosas, como punições ou privações, ou qualquer ameaça a unidade ou integridade pessoal, tanto física como moral. Desta forma, a ansiedade prepara o organismo a tomar as medidas necessárias para impedir a concretização desses possíveis prejuízos, ou pelo menos diminuir suas conseqüências.

---------
Tás sentindo algo parecido? Nem esquenta, pois todo torcedor avaiano de verdade vive essa expectativa.

E para finalizar, só uma perguntinha... FALTA MUITO PRA COMEÇAR O JOGO?