segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

ABCD CATARINENSE


PRÓXIMO OBJETIVO DO AVAÍ
"SER O CAMPEÃO CATARINENSE 2009"


O torneio regional promete mexer com as emoções da torcida não só pelo equilíbrio, mas também por terem os participantes objetivos importantes na largada da temporada

O ABCD do futebol estadual sofreu profundas transformações em 2008. O Avaí ascendeu à elite, o Figueirense caiu à Segundona e o Criciúma desceu à Série C - divisão onde o Marcílio chegou. Na D, o Brusque espera outro representante. Seja para manter o status ou para mostrar capacidade de reação, os times buscarão o título do Catarinense, que promete ser um dos mais disputados.

Após o acesso à elite, o torcedor avaiano esperava o desfile dos jogadores pelas ruas de Florianópolis. Enquanto isso, o atacante Evando, autor do gol contra o Brasiliense, concedia uma entrevista coletiva à imprensa, onde traçava os planos de 2009.

- Precisamos vencer o Catarinense - disse o atacante.

O Avaí entra no campeonato como favorito pela confiança conquistada no acesso e por manter a base. Ainda vai apostar na garotada da base e trazer alguns reforços. Mas há outros fatores para buscar o título: mostrar que é o único representante catarinense na elite e erguer a taça do Estadual, o que não faz há 11 anos.

Terá pela frente Figueirense e Criciúma em situações parecidas. Os dois caíram de divisão no Nacional, aquele da A para B, este da B para C, e precisam mostrar que têm poder de reação. Na quinta-feira, o alvinegro reuniu a imprensa e anunciou mudanças na área do futebol. Embora a prioridade absoluta seja a volta à elite, também quer vencer o Estadual. Mesma meta do Tigre.

Marcílio Dias e Brusque também entram embalados.

O Marinheiro fez boa campanha na Série C e permaneceu na Série C. O Brusque chegou a cair de divisão no Catarinense e voltou no mesmo ano. Também venceu a Copa Santa Catarina e chegou à Série D. Tem calendário para o ano.

Metropolitano, JEC, Atlético, Chapecoense e Cidade Azul buscam a última vaga na Série D. Ainda é uma incógnita a participação destes clubes no Estadual. Alguns devem surpreender, como o Verdão em 2007, que foi campeão. Todos, no entanto, correm o risco de desceram à Divisão Especial. Este ano, dos dois que caírem só conseguirão voltar em 2010. O Catarinense ainda está no campo das análises e projeções. E ambas mostram forte disputa pela frente.

Fonte: DC OnLine