quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

TODOS OS JOGOS DA HISTÓRIA DO AVAÍ

O pesquisador Adalberto Jorge Klüser coloca na internet um blog com a ficha técnica de todos os jogos na história do Avaí. A iniciativa tem a colaboração do historiador Osny Meira.

As informações começaram a ser colocadas na rede a partir de 1º de setembro, quando o Avaí completou 85 anos de existência.

O projeto de resgatar todos os jogos do Avaí também é alusiva aos 25 anos do estádio Aderbal Ramos da Silva e agora do acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

As informações foram coletadas durante quase 30 anos. São partidas oficiais e amistosas que foram apuradas em jornais, revistas, livros, súmulas de jogos, sites da internet, depoimentos de atletas, entrevistas, colaborações e escuta de transmissões de jogos pelas emissoras de rádio e TV.


Esta primeira etapa apresenta as informações básicas de um jogo de futebol, mas citando prioritariamente os dados sobre o Avaí. Alguns anos ainda não estão publicados, mas a idéia e completar a relação entre 1923 e 2008 o mais rápido possível.

Na medida que o trabalho for evoluindo, a intenção é publicar também as informações dos adversários (escalação, gols, expulsões).

A dupla Osny Meira e Adalberto Jorge Klüser reúne hoje o maior acervo particular de fotos, jornais, vídeos de jogos e gols, documentos e informações do futebol de Santa Catarina. Se alguém tiver algo próximo disso, é porque conseguiram com eles.

O endereço do blog:

http://arquivoazul.blogspot.com